Translation

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Hoje eu tenho a idade da minha avó. Ainda uma menina via em seu corpo pequeno a alegria de viver. Não sabia o que era ter mais de 50 anos. Naquela época a vó parecia mais velha. Todas as mulheres pareciam.  A vida era dura e as castigava com seus preconceitos. Não havia espaço para o estudo, não havia espaço para algo mais além dos muros do próprio lar. Ser dona de casa, não era sonho, era obrigação. Era preciso ser.

Os tempos passaram e minha mãe também chegou a essa idade linda. Ainda não havia liberdade, ainda éramos donas de casa, ainda tínhamos pouco estudo, ainda habitávamos o espaço restrito do lar. Algumas mulheres trabalhavam, poucas, e em serviços femininos. Minha mãe costurava para fora. Lindos vestidos que enfeitavam os corpos vaidosos de lindas mulheres. Todas elas.

A minha avó adorava as flores, tinha um jardim lindo na casa do Cassino, as árvores de frutas, as flores de todo tipo, os brincos de princesa, as onze horas, as dálias, as margaridas. Cheiro bom é cheiro de vó. É carinho de um abraço cheio de saudade da infância. É cheiro de flor e gosto de fruta recém colhida do pé.

A minha mãe também tinha esses cheiros bons. A gente, eu e meus irmãos e a minha irmã, cabíamos no seu abraço. Éramos família. Melhor, Família, com F maiúsculo. Lembro da casa ali na Paraíba, o meu quarto da frente, a sala com seu espelho grande, a mesa dos almoços de domingo, o meu pai cozinhando pra todo mundo. Sinto até hoje aquele cheirinho de comida boa. E o pé de Araçá, lá no fundo do quintal, junto com as outras árvores. Vermelhinho como a vida. pulsava ali os meus sonhos.

Hoje eu faço 51! É uma boa ideia!

Hoje eu sei a minha avó, e sei também a minha mãe. E se pudesse estar no abraço das duas seria mais feliz ainda. Mas a vida tem seu curso. Ela nos deixa a saudade. Mas deixa também a certeza de que fomos amados com tanta intensidade que tempo nenhum pode apagar. 

Hoje eu faço 51! É uma boa ideia!

Hoje eu posso querer e não apena ser. Eu sou dona de casa, e também sou mãe, e sou esposa, e sou escritora, e sou poeta, e sou amiga, e sou todas as mulheres que cabem em mim. Agora eu sei o amor verdadeiro, amor de mãe e sei também de uma saudade que faz doer, mas que também nos enche de felicidade. 

Hoje eu faço 51! É uma boa ideia!

E se todas as lembranças, e se todas as saudades, e se todos os abraços, e se todos os outros dias, e se todo meu amor, e se toda essa vontade que às vezes escapa do peito e tinge o papel, ainda está aqui comigo, está viva em mim, é pelo amor que sempre esteve presente em minha vida.

Hoje em São Paulo eu nascia. Hoje em Rio Grande eu faço 51!

3 comentários:

Prof. Enilson - Pauta Livre disse...

Linda irmã, nem tenho como comentar com palavras justas.
Que nom teres tanta felicidade para distribuir.
Enilson

Prof. Enilson - Pauta Livre disse...

"Que bom"

Lilian Pool disse...

Obrigada mano!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...